domingo, 15 de maio de 2022

Quando os filhos renovam nossos sonhos

 

Dr. Alfredo Canali, presidente da SBU e Dr. Renan Cabral

Chega um determinado momento na vida de cada um de nós, onde os nossos sonhos, anseios e objetivos vão arrefecendo. Dá a impressão que envelhecem conosco. Não se criam mais dentro de nós porque, aparentemente, reconhecem que o que foi feito foi feito e agora é hora de desacelerar, desapegar-se da pressa ou na necessidade como obsessão. Isto porém, não significa o nosso fim. Acontece que no horizonte do que ainda nos resta de vida nasce uma nova claridade que ao levantar-se, coloca-se à altura do que ontem era a nossa determinação, a nossa motivação, a nossa correria e, uma vez alcançados, faziam a nossa felicidade.

Nesta altura da vida o que nos mantém com os olhos no horizonte é a vida dos filhos, seus sonhos, seus objetivos, suas metas, suas conquistas. E é exatamente por isto, que um amigo especial que guardo há anos quando nos aproximamos e estreitamos laços de amizade trabalhando na reitoria da URI, pode dizer que vive seu novo tempo de pai e avô em júbilo, com as recentes conquistas de seus dois filhos.


Dr. Renan Cabral em São Paulo
Recentemente o filho, Dr. Renan Cabral, coordenou em São Paulo Comitê Nacional de Certificação em Cirurgia Robótica da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e passou a integrar o Departamento de Laparoscopia de Robótica da SBU/RS. O convite foi feito pela diretoria da SBU Nacional.

O Dr. Renan é médico urologista e tem sua base de trabalho em Porto Alegre, mas como se observa, sua competência e talento ultrapassaram o Mampituba e ganharam reconhecimento no centro do país. O currículo do Dr. Renan se agiganta – mas não só pelas deferências reconhecidas -, mas também porque em todos os eventos e troca de experiências; se transferimos conhecimentos, também oportuniza-se agregar novos conhecimentos. Além disso nos deparamos com “sarrafos” que permitem melhor nos localizar a que altura estamos em termos de qualificação ou onde podemos chegar. E pelo que se depreende, por uma questão racional e de lógica, considerando os recentes movimentos do Dr. Renan Cabral, pode-se chegar a uma dedução ou conclusão que não basta estudar e formar-se, mas continuar “treinando” para marchar ao lado dos avanços mais modernos da ciência médica.


Não bastasse esta alegria experimentada pelo amigo Glenio e sua esposa Tânia Cabral,  o outro filho do casal, Dr. Cassiano, delegado de polícia em Porto Alegre – recebeu há poucos dias a Comenda Metropolitana, pelos relevantes serviços prestados à Brigada Militar e ao Comando do Policiamento Metropolitano (CPM). A honraria foi assinada pelo Comandante do CPM, Leandro Oliveira da Luz e, destaca ao delegado homenageado que a mesma se dá por “suas atuações profissionais e sociais, em prol, da comunidade Riograndense.

São estes novos raios da alegria e júbilo, que quando nascem nos confins de um novo horizonte na vida de quem é pai ou mãe, que sopram para baixo dos ombros, o pó do tempo que aos poucos vai deixando na saudade nossos próprios sonhos pessoais – independente de ter ou não ter filhos e netos. A conquista destes ou deles; transforma-se em orgulho, quem sabe, ainda maior se fosse uma conquista nossa, pessoal, lá no passado. E a razão é simples: ali, no conjunto familiar, batem corações que se irrigam do mesmo sangue, do nosso sangue e da nossa determinação em ser decente, gente do bem, e que, através dos seus feitos – desejam sim progressos pessoais -, mas que em um olhar mais amplo e desapegado, mostram a dimensão de propugnar por um mundo melhor, com mais qualidade de vida, com maior identificação de seres humanos que todos somos ou deveríamos ser.

Parabéns Renan, parabéns Cassiano, parabéns Gustavo (se me permitem no texto informal omitir o termo Doutor). Parabéns Glenio e Tânia. Seus objetivos, suas metas, seus sonhos antigos podem ter sido engolidos pelo tempo, mas novos tempos – lhes presenteiam com conquistas, que por certo, sem medo de errar lhes marejam os olhos de alegria, mais do que se fossem avanços apenas particulares.


Delegados Renan Cabral e Gustavo Ceccon em 2010

E para finalizar, não posso deixar de passar em branco a conquista do Delegado Gustavo Villasboas Ceccon, que, por absoluto mérito de seu trabalho, foi conduzido à Delegado Regional de Polícia em Erechim. Tive o prazer de publicar em outubro de 2010 a conquista de ambos (Cassiano e Gustavo) - como novos delegados de polícia. Assim como os méritos do Delegado Cassiano foram reconhecidos pelo Comando do Policiamento Metropolitano, a qualificação do Delegado Gustavo Ceccon e sua consequente designação ao comando da 11ª DRP,  leva o reconhecimento da comunidade erechinense.

É evidente que nem tudo sempre são flores. Os desafios são diários, com seus contratempos e circunstâncias, que também apressam o branco tomando conta dos cabelos que nos restam. Não obstante, quando a intenção visa o bem, quando a vontade se transforma em ações que conduzem ao aprimoramento humano – no balanço geral, fica comprovado que, a aparente evaporação dos nossos sonhos, apenas troca de identidade e pode se materializar na vida dos nossos filhos e netos. E para quem sabe o valor destes feitos, isto significa muito, porquanto reconhece nas conquistas da extensão da prole, algo muito próximo, se não além, dos nossos  próprios sonhos de outrora.