sexta-feira, 13 de abril de 2018

O pavio




Na capa do Estadão de hoje, uma manchete chama a atenção, mas não surpreende: “PT e Planalto fazem lobby no Supremo contra prisão em segundo grau”.
Não surpreende porque, na alegria ou na tristeza, as "famiglias" se unem.
A água já sobe bem acima das canelas de muitos que tem rabo preso por alguma malfeito, e como que algemados numa salinha, enquanto o Titanic afunda, como no próprio filme nem mais tão lentamente - tende a fazer "estragos necessários que brasileiros do bem merecem testemunhar".
O que mais se ouve nas ruas é uma coisa só: depois que Lula foi preso, qualquer um pode ser preso.
Convém, não obstante, aos interessados na promoção do lobby e aos supostos alvos - ministros da Suprema Corte -, atentar para a sociedade brasileira. Ela está muito bem informada, e, mais do que isto, esclarecida sobre o que sucedeu e sucede no País. A ignorância pode não ter se descolado de todos, mas a idiotice, esta, claramente, foi enxotada da maior parte da mente nacional.
Cuidado. Tentar sair por uma porta estranha e controversa ao sentimento de cidadania, pode levar à parada final, trajetórias de vidas públicas. E não adianta trocar águas que não serão contidas e que já sobem por barrigas causando calafrios, por exemplo, por um mar de fogo do outro lado da porta onde a sociedade a tudo - atenta e vigia. Não provoquem quem pode acender o pavio.