segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Ypiranga FC perde seu patrono

Ivo Barbieri em 2018/José Ody

 

Faleceu no final da tarde de domingo, 23, o senhor Ivo Luiz Barbieri. Ele foi vítima de complicações de uma queda, fratura no fêmur e complicações nos rins. Ivo Barbieri tinha 88 anos e desde 27 de abril de 2018 era patrono do Ypiranga F.C.  Ele teve destaca participação no futebol de Erechim. No festival de inauguração do Colosso da Lagoa, em 1970, Ivo Barbieri dirigiu o Ypiranga na primeira partida do time em seu novo estádio. Foi no dia 6 de setembro de 1970, com vitória diante do Esportivo (Bento Gonçalves) por 3 a 2. Em setembro deste ano foi descerrada uma placa no estádio para marcar o cinquentenário do Colosso. Ivo Barbieri esteve presente com o ex-zagueiro Mugica.

Ivo Barbieri atuou no Atlântico entre 1949 e 1950 ao lado dos irmãos, Piaveta e Euclides. Em 1953 treinou o Atlântico. Mas depois sua vida mudou radicalmente. Transferiu-se para o Ypiranga e assumiu como técnico e, mais tarde, como dirigente. Não bastasse isso “casei com a rainha do clube” a senhora Zafira Zardo. Com quem teve quatro filhos (três homens e uma mulher).

Em 1975 e 1976 foi presidente do Ypiranga. Vinte anos depois, seu filho Everton, também assumiria o cargo formando um grande time na época.

Mas Ivo Barbieri sabia contar histórias. “Na semana do Atlanga, se alguém visse pessoas ligadas aos dois times conversando na cidade, podia ter certeza que vinha desconfiança”. Lembra da força do Café Grazziottin: "no lado esquerdo de quem entrava era só ypiranguista. Do lado direito, só atlantista e, no meio, a turma do 14 de Julho jogando lenha na fogueira".

Ainda buscando suas memórias: “Uma vez a direção do Atlânitco comprou foguetes para largar depois de vencer o 14 de Julho. E era difícil ganhar do 14. Aos 44 minutos do segundo tempo o Atílio Badalotti fez o gol da vitória do 14. Nunca mais esqueci aquele dia", disse para o livro dos Atlangas, abrindo um sorriso.

O corpo de Ivo Barbieri está sendo velado na Capela “B” do HC e às 15h30min haverá missa e encomendação. Depois o sepultamento no Cemitério Municipal Pio XII. Como disse, Ivo Barbieri deixa quatro filhos e seis netos. Sua esposa Zafira já é falecida há tempos. Foi sem dúvidas um dos grandes desportistas de Erechim que deu vida ao futebol local.