quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

O gênio e o comum!





1

Albert Einstein virou gênio com sua Teoria da Relatividade. Já no seu tempo tornou-se celebridade. E hoje, em tempos de reverência às celebridades como espécies quase não humanas, vale a pena observar como este homem que viveu entre 1875 e 1948  tratava, por exemplo, as mulheres conforme o biógrafo Jürgen Neffe: ‘... por um lado ele cobiça as mulheres quase como brinquedos que ele quer ter a todo custo e, no momento em que as possui, a curva do desejo tende a cair. Por outro, torna-se claro que à distância ele trata suas mulheres mais afetuosamente..’.

2

Quando uma amiga lhe pede um conselho sobre seu relacionamento com um homem mais velho o gênio responde em 1899: ‘conheço esses animaizinhos pessoalmente, por observação própria, pois eu mesmo sou um deles. Não há muito que se esperar deles, disso eu sei muito bem. Hoje estamos aborrecidos, amanhã exultantes, depois de amanhã frios, e depois novamente irritados e meio enfastiados com a vida...’.

3

Agora nada se compara ao que impõe à sua primeira esposa Mileva (casa-se em 1903 e ficam dez anos juntos) quando ela, traída, em 1914 chega a Berlim com os filhos para retomar uma ‘possível vida em comum’. O gênio faz uma lista, impondo as seguintes condições – imagem só. Nesse período o gênio já andava de namoro com sua prima Elsa com que se casaria mais tarde (vive com ela até a morte da mesma em 1936). Pediu  gênio da física à sua primeira mulher – para ficar junto em nome dos filhos.

4

1 – Que meus trajes e roupas íntimas sejam mantidos em ordem.
2 – Que eu receba as três refeições devidamente servidas no quarto.
3 – Que meu dormitório e escritório sejam mantidos em boa ordem e, principalmente, que minha mesa de trabalho esteja disponível só para mim.
4 – Você renuncia a qualquer relacionamento pessoal comigo, na medida em que não seja estritamente necessário por questões sociais. E principalmente, você renuncia a
5 – que eu fique em casa com você
6 – que eu saia ou viaje com você.

Diz mais a lista: você se compromete, expressamente, a observar os seguintes pontos no relacionamento comigo:

7 – não deverá esperar de mim qualquer gesto de carinho, nem me fazer qualquer tipo de acusação.
8 – deverá interromper qualquer fala a mim dirigida, se eu o solicitar.
9 – deverá sair do meu quarto de dormir, ou do meu escritório imediatamente e sem contestar, se eu o solicitar.
10 – você se compromete a não me rebaixar aos olhos dos meus filhos seja por meio de palavras ou de ações’.

5

Por fim o gênio lhe propõe separação formal, oferece a Mileva a guarda dos filhos e 500 marcos por ano – quase metade da sua renda. Mileva não tem escolha e em 29 de 1914 parte para sempre.

Uma vez celebridade - Einstein teria casos sem fim e atendem para o que pensava sobre o casamento, embora tenha se caso duas vezes: ‘o casamento é a tentativa fracassada de conferir durabilidade a um caso’. Esta sim – contra os dogmas da tradição e considerando o mundo de hoje -, parece uma profecia do físico.

A verdade é que por trás de todo gênio, de toda celebridade, de todo ‘endeusado’ em qualquer área da sociedade, existe uma pessoa com suas idiossincrasias comuns a todos os comuns como você, eu, nós...!  



Einstein e a independência

Procurando manter-se sempre independente e defendendo que isso não era sinônimo de desobediência, Einstein – vontade típica dos jovens de não aceitar contradições quando consideram suas opiniões corretas – teria lascado certa feita: ‘a embriaguês da autoridade é o maior inimigo da verdade’.

Esta sacada do gênio, com toda sua vida repleta de tribulações, reconhecimentos e contestações, dá o que pensar. É só fechar os olhos e deixar o pensamento voar. Voe com ‘a embriaguês da autoridade é o maior inimigo da verdade’.



Einstein em Porto Alegre


Já pensaram se o gênio da física vivesse nos dias de hoje, e morasse em Porto Alegre ?
Ele com sua bizarra lista à esposa Mileva e da sacada de seu apartamento vendo, de repente, mulheres correndo peladas à luz do dia. Poder-se-ia explicar pela Teoria da Relatividade (mais do ponto de vista filosófico) admitindo-se que tempo e espaço são relativos e estão profundamente entrelaçados?



---

PSDB está aberto

1

Ao contrário do que chegou a se especular, o presidente do PSDB de Erechim, Antonio Itacir Marcon, garante que o partido não está fechado a ninguém.

2

Em razão disso ele afirma que tomou conhecimento de que cerca de 30 pessoas, entre as quais ao menos um membro ligado à tradicional família Tirello, teriam ingressado no partido.

3

O PSDB de Erechim (disse não saber se o de Porto Alegre foi), mas o PSDB de Erechim, repetiu, ‘ninguém da família Tirello procurou o partido, ao menos em Erechim’. Ressalte-se que a informação que aqui se ventila não saiu da boca de nenhum membro dos Tirello. Ao menos para esta coluna.

4

Antonio Itacir Marcon observava que ouviu sobre essa informação ou especulação, e reiterou que até agora ninguém do grupo supostamente interessado no PSDB local procurou o partido.

5

O dirigente disse ainda que a mesma informação é de conhecimento do vice-presidente do partido, Vinícius Anziliero e do tesoureiro, Altemir Barp e demais membros do PSDB.

6

Também salientou que o mesmo vale para o ex-prefeito Luiz Francisco Schmidt, especialmente sobre suposto veto ao seu nome. “Nós estamos sempre juntos, mas ele nunca mencionou de entrar para o PSDB. A nossa relação é muito tranquila”.

7

Assegurou que “o partido não veta ninguém. Ninguém foi ou está vetado”. Mas ficou na entre-fala (existe o termo?) que o PSDB saberá sempre deixar claro aos eventuais pretendentes a ingressar no partido quais são os princípios do mesmo, preferindo não entrar em detalhes.

 

 

Hey Girl


Hey girl
Que vou fazer?
Não sei viver
Longe de você
Sem seu amor
Eu não sou ninguém!
Você se foi
Nem disse adeus

The Fevers, banda que marcou história nos anos de ouro da Jovem Guarda estará em Erechim. Será no dia 6 de dezembro no CC. Haverá um jantar baile em comemoração aos 20 anos da Banda Etna. Primeiro o show dos Fevers e depois, baile com o Etna do dr. José Carlos Witecky - que tem na bateria um amigo de infância: Juarez Motta. Parabéns ao Etna – banda da gema local.