segunda-feira, 22 de junho de 2020

PL critica ciclo de apenas cinco gestores em quase 45 anos


                                                                              * Uma voz na Voz



O Partido Liberal (PL) de Erechim cansou. “Em quase 45 anos tivemos apenas cinco gestores”, observa o vice-presidente do partido em Erechim, Claudio Pagliosa. Isto mostra que continuam sempre os mesmos. Vamos em busca do novo. Em busca do novo administrador/empreendedor. A cidade é organizada, boa para morar, para envelhecer, mas é isso que queremos? Ficar esperando para ver quem vai apagar a luz no final!?. Vamos em busca do novo. Administrador/empreendedor. Temos que ter um planejamento de longo prazo, mas sua execução devia ter começado ontem”.

Claudio João Pagliosa, 56 anos, casado com Jaqueline de Souza Pagliosa, pai de Cesar Augusto de Souza Pagliosa, Joana de Souza Pagliosa e Conrado de Souza Pagliosa, é cirurgião dentista, professor universitário e corretor de imóveis. É um dos primeiros voluntários do Erechim Rally Brasil, ex-vice presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo, Comissário Desportivo da Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA, representante da CBA no Departamento de Rally da Confederação Sul-Americana de Automobilismo. Também foi presidente do Erechim Auto Esporte Clube e, presidente da Associação Brasileira de Odontologia Secção Auto Uruguai. Tem como hobby jogar tênis, automobilismo e estudar. Na política, Claudio Pagliosa, guarda como orgulho a máxima de “minha maior virtude é ficha limpa”. O PL que tem como presidente em Erechim o deputado estadual Paparico Bacchi, vem se estruturando e preparando para as eleições municipais de 15 de novembro. Recentemente anunciou o ingresso do ex-secretário e ex-vereador nas suas fileiras, de José Rodolfo Mantovani. Vejamos o que mais pensa do vice-presidente do PL de Erechim.


José Ody
– Qual é a estrutura do Partido Liberal (PL) em Erechim?
Claudio Pagliosa - O Partido Liberal está passando por uma reformulação. Este trabalho começou em novembro do ano passado. Foi formada uma nova executiva liderada pelo deputado Paparico, que estabeleceu sua residência em Erechim, e além de residência também seu domicilio eleitoral agora é aqui.
Foi e está sendo resgatado um número de filiados antigos do PL. Também recebemos novos membros a convite do partido. Hoje o PL possui em torno de 500 filiados, mostrando estar fortalecido para as próximas eleições em nossa cidade.
O PL está desde janeiro com uma formação de líderes e montagem de um Plano de Governo específico para Erechim. Como único partido na cidade com um deputado estadual, mostrando já os avanços que temos recebido, de fato  e de direito junto ao governo do estado, a reformulação e a reorganização se mostra uma constante na busca de novos horizontes.


José Ody - O PL pretende estar na chapa majoritária nas eleições municipais deste ano?
Claudio Pagliosa - O PL tem em seu quadro de filiados pessoas de todos os bairros de Erechim. Vamos ter candidato à majoritária de Erechim e uma equipe maravilhosa de candidatos a vereadores. Vamos com a nominata completa, buscando uma grande representatividade na Câmara de Vereadores. O PL tem pessoas que correspondem ao maior princípio da política brasileira atual. Temos grandes empreendedores que são administradores. Pensamos, no entanto, que não basta saber administrar, mas tem que saber empreender, porque somente assim se agrega valor aos bens.

José Ody - Fala-se muito sobre novos nomes na política local. O que o PL pensa a respeito?
Claudio Pagliosa - Estamos com uma lacuna de novos líderes, afinal nos últimos 44 anos tivemos somente cinco gestores. Não foram estimuladas novas lideranças. Isto mostra que continuam sempre os mesmos. Vamos em busca do novo, do novo administrador/empreendedor, do novo que dá oportunidade aos novos, ao  novo que quer uma nova realidade.

José Ody – Uma panorâmica sobre como vê a cidade hoje?
Claudio Pagliosa - Temos uma cidade organizada, boa para se morar, boa para envelhecer, mas é isso que queremos... ficar esperando para ver quem vai apagar a luz no final!?

José Ody - Qual é a visão central que o partido tem com vistas a proporcionar um novo horizonte para Erechim?
Claudio Pagliosa - O exemplo vem na gestão. Se quisermos ser referência de cidade temos que ser referência em gestão.
Temos que valorizar a nossa cidade e região, temos que aumentar a representatividade estadual. Um deputado que temos hoje, fazendo um trabalho referência, refiro-me ao deputado Paparico, do nosso partido, mostra de maneira humilde o grande trabalho em prol de nossa cidade e região, de luta constante na busca de recursos não somente financeiros. É novamente o PL fazendo a diferença já antes de ser gestor municipal.
Mas o objetivo principal é buscar a realidade, realidade que está a nossa vista junto com a comunidade, a modernização de nossa cidade, termos uma cidade digital de fato, buscar sempre a transparência, a valorização do servidor e uma grande parceria com os poderes Legislativo e Judiciário. Toda e qualquer transformação passa pela cultura das pessoas. Investimento constante em cultura, pois educação é berço, o investimento constante na comunicação de nossa administração e a busca constante da modernização. Temos que ter sempre em mente, “o que queremos quando crescer”; afinal nunca paramos de crescer. Temos que ter um planejamento a longo prazo, mas a execução teria que começar ontem. Afinal o que queremos ser!?

.x.x.x.x.x.x.x.x.


Feliciano Monteiro na A Voz da Serra


Feliciano Tavares Monteiro, o Fifa, passa a colaborar com A Voz da Serra. Inteligente, com capacidade muito pessoal de ler os fatos de ontem e de hoje do País e, de uma “pena” fina, clara, lúcida e crítica – Fifa passa a “compartilhar” com seus conterrâneos, seu olhar sobre diversos assuntos desde sua Salvador – BA já de longa data. Eis sua apresentação:

Feliciano Tavares Monteiro nasceu, no ano que Getúlio Vargas criou a Petrobrás, em Jaguari - RS e passou a infância e adolescência na denominada 'crescente gaúcha', e naquela meia lua compreendida entre Tôrres e Três de Maio e cujo arco é descrito pelos rios Uruguai e o Mampituba. Ele morou em várias cidades, que em sua maioria  possuíam trens como Marcelino Ramos onde aprendeu a nadar, junto com seus dois irmãos. Todos se orgulham de ter crescido em um ambiente esplendoroso, típico da denominada Capital da Amizade, e pensa ter herdado alguns dos regalos que seus pais, Maria José e Remulo Monteiro, lhe legaram, como o respeito pela coisa pública e a sagração da amizade.

Nos dez anos que a família passou em Erechim pôde estudar nos educandários José Bonifácio e Mantovani, ler muitas notícias na Voz da Serra, acampar com os escoteiros Tupinambás, e assistir filmes de bang-bang nos cinemas Luz e Ideal. Junto com seu inseparável e saudoso amigo, João Manoel Bicca, vendeu ingressos para o parque de diversões que se instalou na área da Frinape - e este deve ter sido o primeiro emprego temporário de ambos...

Um certo dia, com mala marrom de papelão na mão, se despediu dos manos e dos pais e pegou um trem para a "Estação Boca do Monte"  objetivando fazer o serviço militar de artilharia, do Regimento Mallet, e, posteriormente, graduou-se pela U.F.S.M. Por exigências profissionais Feliciano mudou-se, em 1977, para Salvador-BA onde reside até hoje, mas graças ao amigo, e colega de Mantovani José Adelar Ody, manteve um vínculo com a cidade. E, além de contemporâneos nas escolas erechinenses e dos coabitantes da República Bota Amarela de Santa Maria, ele também se diz herdeiro de amizades familiares, pérolas que lhe foram repassadas pelo seu saudoso pai, conhecido na cidade como Delegado Monteiro.
Vou escrever reminiscências e temas como o que constam no livro 'O sino da vanguarda'.
E esta empreitada, que agora passo a chamar de nossa, me fez dar um salto no tempo. Lembrei de passar lá no prédio da Delegacia Regional de Polícia, onde o “velho” trabalhava, e ser alertado para não fazer barulho ou chegar perto do escrivão - o famoso Santos Severo dos Santos - pois ele estava ali... batucando numa remington a sua crônica para a Voz da Serra. ‘Meninos eu vi’.” (e-mail montegordo@gmail.com)