domingo, 16 de agosto de 2020

PRTB e Solidariedade em "Uma voz na Voz"

(A Voz da Serra - 15/8/2020)

(Roberto Lucas/Arquivo)

Roberto Lucas é graduado em Direito e atualmente conclui pós-graduação em Ciências Políticas. Há pouco tempo resolveu entrar para a prática política, menos por vocação e mais pela carência de representações conservadoras na área pública, segundo ele mesmo. Hoje ocupa a Presidência no Órgão Municipal do PRTB em Erechim, sigla cujo nome mais afamado é o do Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão. O partido tem nome à prefeitura: Thiago The Policie.



José Ody - O partido pretende ter candidato à majoritária em Erechim?

Roberto Lucas - O PRTB certamente contará com candidato ao sistema eleitoral majoritário.

José Ody - Em caso positivo, quem é ou quem são os nomes mais cogitados?

Roberto Lucas - Tiago The Police indiscutivelmente será o nome do PRTB à majoritária. Embora ainda esteja em discussão quem irá compor juntamente a chapa, mas a presença dele é a certeza.

(Tiago The Policia/Arquivo)

José Ody - Com quais partidos tem conversado mais?

Roberto Lucas - Somos a única sigla em Erechim de fato alinhada com o Governo Bolsonaro. É algo evidente que não temos interesse em conversar com siglas à extrema esquerda do espectro ideológico. Neste contexto, entre outros já chegamos a dialogar com o DEM, PTB, PP e recentemente conduzimos uma conversa produtiva com o PL.

José Ody - O que o partido pensa de Erechim hoje?

Roberto Lucas - Erechim é uma cidade com um enorme potencial de desenvolvimento. Acabou ficando estagnada no tempo em virtude de uma série de governos “fisiologistas”, que se preocuparam mais em favorecer interesses alheios e a própria perpetuação no poder, deixando de lado o empenho no desenvolvimento municipal. Dentre estes tivemos os governos de esquerda que, para além, ainda fizeram a máquina estatal (municipal) “inchar” e como consequência, oneraram sobremaneira o contribuinte e a máquina pública. Apesar disto, certamente é tempo de, gradativamente (e com a gestão certa), corrigir os erros e colocar a cidade de volta nos “eixos”.

José Ody - Que propostas o PRTB defende para Erechim?

Roberto Lucas - Queremos materializar um governo com maior participação popular. O mote é incentivar a democracia participativa. Dar voz ao cidadão permeará a dinâmica de nosso governo.

Em virtude dos efeitos da pandemia a economia deverá ser guiada com uma política de austeridade, com corte de gastos que não forem estritamente necessários. No que for possível, queremos uma máquina pública “menor” e mais eficiente, operando com mínima interferência (entraves) no empreendedorismo municipal, visando à manutenção e geração de empregos.

Com o corte de gastos inócuos da máquina pública, queremos realocar investimentos para a área da saúde, bem como, buscar investimentos estaduais, federais e privados. Necessário primar por atenção especial na qualidade e eficiência dos serviços de saúde, para tanto constantemente ouvindo reclamações e demandas dos usuários.

Na educação, queremos olhar com muita atenção para a questão das creches. Também temos o projeto da Escola Cívico-Militar, conhecida pelo nível diferenciado de ensino e aproveitamento. É um projeto que queremos implementar em Erechim.

Segurança é um dos principais eixos a serem trabalhados pelo PRTB. Estudamos viabilizar a implementação de uma guarda municipal. Além destes principais eixos também existe a preocupação com a logística e infraestrutura, malha asfáltica, etc. Mas, em brevíssima síntese, estas são as principais propostas idealizadas pelo partido, que deverão ser detalhadas e instrumentalizadas por nosso candidato no momento oportuno.

 -----------------------

Solidariedade é objetivo nas respostas

 

(Airton Pereira da Silva/Arquivo)

Airton Pereira da Silva é o presidente do Solidariedade. Atualmente é o Secretário Adjunto do Meio Ambiente do Município. Não irá concorrer. Ele está na política desde 1982.

Solidariedade é um partido novo com apenas sete anos de existência, que, segundo seu presidente, luta pela igualdade das pessoas e daqueles  que mais precisam. Nesta entrevista de respostas bastante objetivas, o dirigente diz que o partido vai apoiar aquele que “for o melhor nome para a cidade”, sem citar quem. Por dedução, deve estar ao lado do candidato que a atual administração lançar.

 

José Ody - Seu Partido pretende  ter candidato a majoritária.

Airton Pereira da Silva - Não

 

José Ody - Vai apoiar alguém?

Airton Pereira da Silva - Iremos apoiar o que for o melhor nome para cidade de Erechim .

 

José Ody – O que pensa sobre a cidade hoje?

Airton Pereira da Silva - É uma cidade de grandes oportunidades e de grande potencial.

 

José Ody - O que defende para o futuro de Erechim?

Airton Pereira da Silva - Mais geração de empregos, e mais qualidade de vida através de infrestruturas nos bairros do município.

 

José Ody – O partido terá candidatos a vereador?

Airton Pereira da Silva – Sim. Temos 26 nomes como pré-candidatos.