quarta-feira, 23 de setembro de 2020

O que eles disseram que pretendem para Erechim

A Página 3 do jornal A Voz da Serra abriu espaço aos partidos realizando uma série de perguntas durante os últimos quatro meses. Como ainda não havia candidatos – ouvimos os presidentes dos partidos. Agora, já com a definição (embora ainda sem registro oficial), recuperamos aqui, o que cada partido que tem candidato a prefeito, disse que pensava para Erechim, caso conquistar a prefeitura. As convenções definiram quatro candidaturas e, como de hábito da história política local, a definição do quadro eleitoral ficou para a última hora – carregando consigo um leque de debates e interesses. Mas vejamos o que eles, os presidentes dos partidos disseram ao longo processo, sobre o que suas agremiações pretendem implementar na cidade caso vençam as eleições. Reitero que se transcreve aqui apenas o que o presidente do partido cabeça de chapa, disse. Importa ainda observar que as chapas definidas pelas convenções ainda precisam ser confirmadas através do registro oficial junto à Justiça Eleitoral até o 




PRTB


Tiago Pereira (The Police) e Roberto Lucas

Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) tem como candidato a prefeito Tiago Pereira (Tiago The Police). E a vice-prefeito, o presidente Roberto Lucas. Vejamos o que ele disse no dia 15 de agosto.


 

José Ody - Que propostas o PRTB defende para Erechim?

Roberto Lucas - Queremos materializar um governo com maior participação popular. O mote é incentivar a democracia participativa. Dar voz ao cidadão permeará a dinâmica de nosso governo. Em virtude dos efeitos da pandemia a economia deverá ser guiada com uma política de austeridade, com corte de gastos que não forem estritamente necessários. No que for possível, queremos uma máquina pública “menor” e mais eficiente, operando com mínima interferência (entraves) no empreendedorismo municipal, visando à manutenção e geração de empregos.

Com o corte de gastos inócuos da máquina pública, queremos realocar investimentos para a área da saúde, bem como, buscar investimentos estaduais, federais e privados. Necessário primar por atenção especial na qualidade e eficiência dos serviços de saúde, para tanto constantemente ouvindo reclamações e demandas dos usuários. Na educação, queremos olhar com muita atenção para a questão das creches. Também temos o projeto da Escola Cívico-Militar, conhecida pelo nível diferenciado de ensino e aproveitamento. É um projeto que queremos implementar em Erechim.

Segurança é um dos principais eixos a serem trabalhados pelo PRTB. Estudamos viabilizar a implementação de uma guarda municipal. Além destes principais eixos também existe a preocupação com a logística e infraestrutura, malha asfáltica, etc. Mas, em brevíssima síntese, estas são as principais propostas idealizadas pelo partido, que deverão ser detalhadas e instrumentalizadas por nosso candidato no momento oportuno.

 

.x.x.x.x.x.

 

MDB & PSB

 

                                                     Na foto: Flávio Tirello e Paulo Polis

O MDB lançou como candidato a prefeito, Paulo Alfredo Polis. O candidato a vice-prefeito é Flávio Tirello (PSB). Vejamos o que o presidente do MDB, Edgar Paulo Marmentini disse no dia 12 de setembro.

José Ody - Que projeto o partido pretende defender na campanha e implementar em Erechim caso vença as eleições?

Edgar Paulo Marmentini - Geração de emprego e renda, distritos industriais e saúde, com ênfase na saúde mental, considerando o pós-pandemia.

 

.x.x.x.x.-

 

PDT & PP

 

                                                           Marcos Lando e João Bruschi

O candidato a prefeito pelo PDT é o atual vice-prefeito, Marcos Antonio Lando. Ele terá como candidato a vice-prefeito João Aleixo Bruschi. Vejamos o que o presidente do PDT, Gilmar Fiebig, disse no dia 1º agosto.

José Ody -    Que projeto o PDT defende para Erechim?

Gilmar Fiebig - Um projeto de modernização da estrutura administrativa, mais ágil e dinâmica que venha atender aos anseios de seus cidadãos, que crie mecanismos que agilizem os empreendedores a criarem riquezas e empregos, que tenhamos um modelo de educação que realmente instrua e eduque as pessoas para terem melhores oportunidades, que as mães ao saírem para trabalhar estejam seguras que seus filhos estão abrigados, se desenvolvendo e aprendendo novos ofícios, que se incentive ao turismo, a indústria limpa que gera empregos, lazer e entretenimento não só para os que vêm de fora, mas também para aqueles que aqui residem e já fizeram a sua parte e precisam desses espaços. Enfim uma cidade para que olhe e acolha seus filhos.

 

.x.x.x.x.x.x.

 

PL e PSL

 

                                                        Cláudio Pagliosa e Kaká Cofferi

Cláudio Pagliosa confirmou sua candidatura pelo PL. Ele terá como companheiro de chapa a vice-prefeito, Kaká Cofferi, do PSL. Vejamos o que ele disse dia 20 de junho.

 

José Ody - Qual é a visão central que o partido tem com vistas a proporcionar um novo horizonte para Erechim?

Claudio Pagliosa - O exemplo vem na gestão. Se quisermos ser referência de cidade temos que ser referência em gestão.
Temos que valorizar a nossa cidade e região, temos que aumentar a representatividade estadual. Um deputado que temos hoje, fazendo um trabalho referência, refiro-me ao deputado Paparico, do nosso partido, mostra de maneira humilde o grande trabalho em prol de nossa cidade e região, de luta constante na busca de recursos não somente financeiros. É novamente o PL fazendo a diferença já antes de ser gestor municipal.
Mas o objetivo principal é buscar a realidade, realidade que está a nossa vista junto com a comunidade, a modernização de nossa cidade, termos uma cidade digital de fato, buscar sempre a transparência, a valorização do servidor e uma grande parceria com os poderes Legislativo e Judiciário. Toda e qualquer transformação passa pela cultura das pessoas. Investimento constante em cultura, pois educação é berço, o investimento constante na comunicação de nossa administração e a busca constante da modernização. Temos que ter sempre em mente, “o que queremos quando crescer”; afinal nunca paramos de crescer. Temos que ter um planejamento a longo prazo, mas a execução teria que começar ontem. Afinal o que queremos ser!?